terça-feira, 13 de março de 2012

Ao invés de dizer "Eu não tenho tempo", diga "Isso não é prioridade"

Temos vidas ocupadas e usamos nosso tempo limitado como uma desculpa para a procrastinação e assim deixamos de concluir nossas tarefas, mas sempre dizer que não temos tempo é uma mentira. É uma mentira que dizemos aos outros e a nós mesmos. Isso nos ajuda a crer que nunca concluiremos nada, e isso é um problema. Felizmente, a solução pode ser simples como mudar seu jeito de falar. Laura Vanderkam, escritora do Wall Street Journal, explica:
Ao invés de dizer "Eu não tenho tempo", tente dizer "isso não é uma prioridade", e veja como soa. Em boa parte das vezes, será uma boa explicação. Eu não tenho tempo para passar minhas roupas, eu simplesmente não quero. Mas para outras coisas é mais difícil. Tente: "Eu não vou fazer o seu currículo, querida, porque não é uma prioridade". "Eu não vou ao médico porque minha saúde não é uma prioridade". Se essas frases não ficam bem, este é o ponto. Mudar a forma de dizer estas coisas nos faz lembrar que tempo é uma escolha. Se não gostamos da maneira como gastamos uma hora, podemos escolher outra maneira.
É uma ideia simples, e genial. Nosso linguajar é frequentemente usado para dar uma resposta agradável quando a verdade pode ser difícil de ouvir. Algumas vezes nos sujeitamos a um linguajar muito polido e acabamos em situações como esta. Como você usa o seu tempo é importante. É um recurso limitado e não deveria ser gasto sem consideração. Não arrisque colocá-lo em mau uso ao falhar em ser honesto consigo mesmo e com os outros a respeito de suas prioridades na vida. Altere seu modo de dizer as coisas e você logo vai descobrir o que é mais importante.

Traduzido de: http://lifehacker.com/5892948/instead-of-saying-i-dont-have-time-say-its-not-a-priority
Postar um comentário